sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Novidades das Editoras - Fevereiro 2016

O post de hoje será dedicado aos lançamentos e publicações recentes das Editoras parceiras. E como nem só de leitura-em-casa vivemos, recomendo para os leitores de Belo Horizonte e Rio de Janeiro a participação em dois bate-papos literários, que irão acontecer no próximo dia 27 de fevereiro. Confira as novidades :)

LANÇAMENTOS


11 Editora
Depois da Rua Tutoia, de Eduardo Reina (pré-venda)

Sinopse: Em seu romance de estreia, o jornalista Eduardo Reina conta a triste e violenta história do sequestro de um bebê por agentes da repressão na ditadura em São Paulo – e como essa mulher viveu depois desse conturbado período. Ficção baseada em histórias reais de pessoas que viveram, lutaram contra, sofreram ou apoiaram a repressão nas décadas de 1960/70.

"Depois da Rua Tutoia" mostra idealismo, corrupção, tortura, amor, traição, ódio e a convivência entre o bem e o mal escondidos na alma dos homens e na história do Brasil durante aquele período. Com consequências inimagináveis que persistem até hoje, mais de 30 anos após o fim da ditadura.

Conheça o Booktrailer de Depois da Rua Tutoia no Facebook da Editora.



Chiado Editora
O Poeta da Madrugada, de Alceu Valença

“Acredito que mesmo quem nunca ouviu Alceu cantar, quem não o conheça enquanto cantor, rapidamente se aperceberá de que estes são versos nascidos para a música. Ou melhor: são versos que já trazem consigo a música, uma melodia interna, que permanece em nós, que continua reverberando em nós, mesmo depois que nos afastamos deles.” (Prefácio por José Eduardo Agualusa)

O Poeta da Madrugada é uma coletânea de poesias, escritas desde 1969, pelo cantor e compositor Alceu Valença, que também permanece em uma turnê de comemoração de seus mais de 40 anos de carreira. Conheça um dos poemas:

"Eu mato o tempo fingindo fazer versos filosóficos / Cheio de dúvidas que povoam minha alma / Mas sigo o caminho tortuoso dos que vestem calma / Ou se fantasiam de atormentados fantasmas / E escrevem versos que não dizem nada / A não ser o que já foi dito ou reeditado / Um passatempo jogo bobo de dados / Ou um velho baralho de cartas marcadas." 


Global Editora

Sinopse: Ricamente ilustrado, o livro apresenta dezenas de cartas que Tarsila escreveu para Luís Martins - e que permaneciam inéditas e desconhecidas, até mesmo por especialistas na obra da pintora. Tarsila escreve com muita paixão (por Luis) e empolgação (pela atenção que sua obra despertava) para o marido, que estava no Rio ou na Europa e que já iniciava o processo de separação. Quando a união acaba, Tarsila tem 64 anos, e ele, 43. Luís, então, se casa com a escritora Anna Maria, de 27 anos. O livro inclui também as cartas de Anna Maria para Luís Martins, trechos da autobiografia do crítico e crônicas publicadas por ele, que tratam, com poucos rodeios, das dificuldades da separação e do novo casamento - que enfrentava oposição aberta dos tradicionais Amarais.


Editora Jaguatirica

Sinopse: O ar necessário é o quinto livro de poesia do mineiro André di Bernardi. Neste livro, André segue buscando aquela engrenagem feita de mistério e desacerto que sentimos presente em cada relâmpago, em cada incêndio. Como o poeta reconhece Tanta persistência e delicadeza só pode vir Dele, por mais que, tolos e ingênuos, os homens acreditem enxergar, embora cegos, acreditem em probabilidades e números, embora caminhem no breu, no desamparo.

É esta a beleza da poesia de André di Bernardi: seus poemas nadam no imponderável, dançam com o inusitado, atiçam o incontrolável e o insuspeito dentro de nós. Vislumbram uma presença sobre-humana, observam que é alguém que nos observa, antes e no lugar de tudo. Basta ler os versos di Bernardi e logo se balançam nossas certezas, feito jabuticaba madura, até que caiam do pé.



 EVENTOS


E no próximo sábado 27 de fevereiro vai rolar em Belo Horizonte o lançamento do livro Dia de sol em tempo de chuva, de Clara Arreguy, publicado pela Chiado Editora. Na ocasião, também será apresentada uma exposição fotográfica do artista Paulo de Araújo.

Sinopse: O jovem João foi um português que emigrou para o Brasil em meados do século XIX. O velho João, seu neto, faz o percurso inverso, em busca da história do avô, dos motivos que o levaram a construir nova vida do outro lado do oceano. Entre delírios e recordações, o velho português sonha com aromas da terrinha e sente saudades de antigos amores. No fim da vida, o velho brasileiro encontra no passado as respostas para seu futuro interrompido.

Duas narrativas paralelas que se cruzam e complementam entre os vinhedos do Dão e a calorenta zona da mata de Minas Gerais.


Também no sábado 27, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, aqui no Rio de Janeiro, o Clube do Livro Saraiva convida a autora Bianca Briones para um bate papo e o lançamento de seu quarto livro, O desapego rebelde do coração, publicado pela Verus. Imperdível! 

Sinopse: Branca sempre foi uma mulher independente, que não pensava em se casar tão cedo — até conhecer Lex. Entre idas e vindas, eles se casaram e se divorciaram menos de um ano depois. Ela levou um tempo para superar a perda e, sem esperar muito, começou com Rodrigo um perigoso jogo de gato e rato.

Rodrigo tinha uma queda por Branca quando mais novo, mas hoje a enxerga apenas como a razão de uma paixonite adolescente. O que ele esconde de todos — até de si mesmo — é quanto todas as perdas que sofreu o afetaram, e o único modo de lidar com isso é fingir não sentir nada.

Lex ficou muito tempo afastado de todos que amava, trabalhando em outra cidade e tentando seguir em frente, como sempre fez. Sua intenção era voltar apenas para o casamento de amigos, mas a vida tinha outros planos para ele. Agora os três precisam lidar com o que está acontecendo — e mais, com o bebê que surge com Lex.

Quanto a mágoa pode afastar duas pessoas que se amam? Como encarar uma situação em que pelo menos um deles certamente sairá ferido? A série Batidas Perdidas está de volta, com um dos volumes mais aguardados e a pergunta que não quer calar: De quem será o coração de Branca?


6 comentários on "Novidades das Editoras - Fevereiro 2016"
  1. Fiquei interessada em ler todos os livros Rebs :)
    A capa do primeiro é muito bonitinha, e parece ser uma história super forte.
    Se eu tivesse o tanto de dilmas que o meu interesse literário.......

    Um beijo♥
    Paloma,
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Alceu Valença <3

    http://ameninaquenaoparadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O Ar Necessário e O Poeta da Madrugada me chamaram bastante a atenção. Como curto poesia, acredito que os livros me agradariam demais.
    Ótima postagem!

    Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Gente, estou me sentindo uma pernambucana de meia tigela, como é que Alceu Valença lança um livro e eu só sei disso agora!!! Claro que está na minha lista!!! Adorei esse post mix de vários livros interessantes!"

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Rebeca!
    Não conhecia esses livros ainda! Tenho vontade de ler essa série da Bianca Briones, você já leu?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Ai que saudade do seu blog e das suas descobertas literárias. A capa "depois da rua tutoia" é linda. Adoro capas com garotas!

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir