Jane Austen - Parte 4 | Obras contemporâneas - Editora Verus | Por Regiane Medeiros

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Para finalizar nossa viagem pelo mundo literário de Jane Austen, vamos falar sobre algumas obras contemporâneas que são baseadas em sua obra.




Uma delas, se trata de O Diário Secreto de Lizzie Bennet, escrito pela dupla Bernie Su e Kate Rorick e trata-se de uma adaptação de Orgulho e Preconceito. O livro é baseado em uma websérie super bacana que conta a história de Lizzie Bennet, uma jovem pós-graduanda em Comunicação que tem duas irmãs, a doce e tímida Jane e a divertida e inconsequente Lydia.

O livro é em formato de diário, e através dele podemos acompanhar a jornada de Lizzie e das pessoas que estão ao seu redor durante um ano. Quem já leu Orgulho e Preconceito, saca logo que todas as principais características dos personagens estão lá: a sagacidade e sarcasmo de Lizzie, a doçura de Jane, a imaturidade de Lydia, o pragmatismo do Sr Bennet, a obsessão pela vida amorosa das filhas da Sra Bennet. Também podemos ver o orgulhoso Sr Darcy, alvo do ódio de Lizzie e sua família (exceto Jane, que sempre vê o melhor em todo mundo), Charlotte, a leal amiga de Lizzie, George Safadão Wickham e companhia.

Gostei muito dessa adaptação, e gosto de pensar que parece com algo que a própria Jane Austen escreveria se vivesse nos dias de hoje. Alguns personagens merecem destaque quando comparados a seus originais:

- Charlotte: aqui, ela é muito mais que a melhor amiga da protagonista, ela é inteligente, sarcástica e lutadora, corre atrás dos seus sonhos de maneira prática e objetiva, bem diferente da original, que eu entendo a personalidade e atitudes pelo contexto histórico em que vivia, mas de quem não era muito fã. Eu amo essa Charlotte moderna!!!

- George Safadão Wickham: gente, o George Wickham de Orgulho e Preconceito é o típico bad boy, que você sabe que não presta, mas mesmo assim se deixa seduzir, mas esse aqui, honestamente, atropela o original com um tanque de guerra. Sério! Ele é muito mais sedutor e muito mais canalha!!!! Conseguiu surpreender!

- Caroline: Falsiane, teu nome é Caroline! Ela arrasou, só digo isso!

- Gigi Darcy: melhor cupido de todos os tempos! Um doce de menina!!!

- Lydia: gostei bastante da espontaneidade dela, e é bem mais inteligente, apesar de ser avoada, do que a original. Seu drama pessoal, toma proporções diferentes aqui, e acabei torcendo por ela, de verdade.

Uma versão à altura da original, e assim como em Orgulho e Preconceito, fiquei com gostinho de quero mais!!!!

Uma dica: é possível assistir pelo youtube os episódios da websérie The Lizzie Bennet Diaries e vermos os vídeos que a Lizzie fez durante seu projeto!!!!

E para nosso deleite já está disponível em todas as livrarias a continuação: As Épicas Aventuras de Lydia Bennet, que relata os acontecimentos que sucederam logo em seguida ao término de O Diário Secreto de Lizzie Bennet, agora sob a voz de Lydia, que já não é mais uma menina tola e pronta para ser a piada da vez na cidade. Imperdível!!!!





Para finalizar, quero falar sobre o livro Primeiras Impressões, outra versão moderna de Orgulho e Preconceito, e adivinhem? Foi escrito por uma brasileira, a Laís Rodrigues de Oliveira e uma parte do enredo se passa em terras brasileiras, o que nos leva imediatamente para dentro da história.

Liz é uma estudante da área de Literatura que quer ser escritora. O Sr Darcy é um político de uma família tradicional de políticos. Essa Liz é um pouco mais séria, mais madura que a original, mas ainda é a mente sensata da família. Darcy é um político e isso por si só já nos causa calafrios – risos - mas confesso que me apaixonei totalmente por ele. Ele é intenso, forte, decidido e encantador quando baixa a guarda.

Os demais personagens também são parecidos com suas versões originais, principalmente Lídia, Collins e Catherine, a Terrível, que me deram nos nervos – mais risos – o que deixou a leitura bem fluida apesar dos cenários e situações serem diferentes. Jane e Charles, co-protagonistas dessa história atemporal, também estão presentes e seu drama toma proporções mais maduras e atuais também, pegando-nos desprevenidos!!!

O romance entre os protagonistas foi tecido de maneira delicada e surpreendente, de forma natural como no original, ainda que em um cenário da atualidade, onde os relacionamentos se dão de maneira mais rápida e brusca.

Laís conseguiu manter as principais características de nossos protagonistas, e ao mesmo tempo dar-lhes novos aspectos, novas nuances em suas personalidades, que só contribuíram para que eles se tornassem inesquecíveis e únicos. Jane ficaria orgulhosa!!!

Existem outras obras inspiradas pela literatura de Jane Austen em minha estante, mas ainda não tive a oportunidade de lê-las. Por enquanto estou, digamos, colecionando – gargalhadas – mas, vou falar sobre elas no futuro, quando a oportunidade de apreciá-las devidamente surgir.

Obrigada pela companhia até aqui! Se conhece outras obras inspiradas por Jane Austen, indique-nos nos comentários, será muito bem vindo!

Beijos,
Gih


Primeiras Impressões 
Laís Rodrigues de Oliveira 


Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora.


Editora Verus

Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet — e para os seguidores de Lizzie na internet.

De repente, Lizzie — que sempre se considerou uma garota bastante normal — se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...

Com reviravoltas que vão deliciar os fãs de Jane Austen, assim como novos leitores, O diário secreto de Lizzie Bennet expande o fenômeno da web série que encantou quase dois milhões de espectadores e faz uma releitura inédita de Orgulho e preconceito.



Continuação de O diário secreto de Lizzie Bennet. Baseado na premiada série de web The Lizzie Bennet Diaries, este livro é estrelado por Lydia, a espevitada irmã de Lizzie, conforme ela encara as alegrias e os tropeços no caminho de se tornar adulta na era digital. Antes de Lizzie começar seu popular vlog, Lydia era apenas uma garota normal tramando maneiras de matar aula e criar a identidade falsa perfeita para entrar nas baladas. Talvez ela não tivesse muito foco, mas amava sua família e se divertia para valer. Até que o vlog de Lizzie transformou as irmãs Bennet em sensações da internet, e Lydia adorou virar o centro das atenções, conforme as pessoas assistiam, debatiam, postavam no Twitter, no Tumblr e em blogs sobre a vida dela. Mas então Lydia aprendeu que nem toda atenção é positiva... Depois que seu ex-namorado, George Wickham, aproveitou a fama recém adquirida de Lydia, traiu sua confiança e destruiu sua reputação, ela não é mais uma garota ingênua e despreocupada. Agora, Lydia terá de batalhar para reconquistar a confiança e o respeito de sua família e encontrar seu lugar no mundo. Este livro começa exatamente no ponto em que O diário secreto de Lizzie Bennet parou e oferece uma nova abordagem a Orgulho e preconceito.

4 comentários on "Jane Austen - Parte 4 | Obras contemporâneas - Editora Verus | Por Regiane Medeiros"
  1. Oi Regiane!Obrigada pelo post! vou replicar no facebook!
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, convido-te a dar uma olhada nos posts anteriores, falei sobre os livros da Jane que li. Obrigada pela divulgação.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi, Gih, tudo bem?
    Você já é uma especialista em Jane Austen hahahaha
    Estou ansiosa pela sua resenha e considerações sobre "O Clube de Leitura de Jane Austen" :)
    Sucesso para vocês aqui no Papel Papel :)
    Beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia chego lá Hida hauhauhau mas pode deixar que O Clube de Leitura de Jane Austen é a próxima leitura, logo vou falar dele ❤❤❤❤

      Excluir

Auto Post Signature