Uma mensagem de esperança - Tom Michell | Editora Rocco

domingo, 26 de fevereiro de 2017
Now take a little while to find your way in here
Now take a little while to make your story clear
Now that you’re lifting
Your feet from the ground
Weigh up your anchor
And never look ‘round

Nick Drake, Hazey Jane II


"Por que aquele pinguim significou tanto para mim? (...) Qualquer um que se mude de repente para longe da família, dos amigos e dos amados animais de estimação sente um vazio devastador. É inevitável (...). A natureza abomina o vácuo, e, nesse espaço, Juan Salvado se apressou em entrar. No começo ocupou o vazio, depois o preencheu e o dominou. O espaço não era grande o bastante para ele, então o esticou, o expandiu além da medida." 

O coração não entende a ausência, e a todo momento a justifica; nesta escrita sobre o vazio, o amor transborda em âncoras, portos e despedidas, e em expectativas, que fazem com que as dores de um relacionamento sejam as circunstâncias de sua própria travessia, assim como de seus desvios.

No entanto, Uma mensagem de esperança não é a história de um romance, mas de um afeto que preencheu as lacunas de uma vida. Escrita por Tom Michell, a Mensagem tem início em algum ponto de seus vinte anos, ao deixar a familiaridade de suas relações para seguir rumo a uma jornada consigo mesmo, a muitos quilômetros de sua terra natal, e a uma grande distância da vida como sempre conhecera. Com este sentimento em mãos, Tom se despede da tranquilidade de uma pequena cidade britânica para aventurar-se por desconhecidos caminhos na América do Sul. Afinal, quando não há mais o que encontrar ao seu redor, o coração inconformado recorre à despedida, ao arrumar de malas, quem sabe eu volte ou não voltem vocês, por vezes é melhor conversar com o vazio, e quem sabe nele me encontrarei.

Poderia ser um diário de um aventuras ou um inventário de casualidades; "Uma mensagem de esperança", porém, é uma história que merece nossa atenção por nos fazer acreditar que nos pequenos gestos do ser humano - e por que não do destino - estarão nossas experiências mais intensas, e que farão a diferença em nossa vida.


A sinopse diz bem do livro, mas não a esgota; a escrita de Tom é bem detalhista, e faz com que o leitor o acompanhe em cada viagem e rotina, especialmente em seus muitos dias no litoral de Punta del Este (onde o inusitado resgate de uma ave marinha iria definitivamente transformar sua vida) e na Argentina, onde fixou residência, e atuou como professor, e também cuidador de um pinguim, chamado Juan Salvado, que um dia perdeu-se em sua própria natureza (naquele mesmo litoral em Punta del Este, no dia em que um derramamento de óleo destruiu todo seu habitat) e quis o destino que sua liberdade e instinto fossem acolhidos por Tom nesta nova etapa de sua vida.

Todo mundo precisa de uma história pra contar, e a de Tom Michell parece estar apenas começando, especialmente quando uma parte inesquecível de sua juventude é compartilhada com o mundo nas páginas de um livro.

Se você tem paixão por animais e natureza, e principalmente por histórias onde a voz do destino fala mais alto, Uma mensagem de esperança provavelmente se tornará um livro inesquecível!



"A impressão de que Juan Salvado prestava uma consideração única a tudo que lhe era dito se devia à maneira com que posicionava a cabeça, alternando com um olho e um ouvido de cada vez. Seus visitantes tanto podiam confiar na sua discrição absoluta como podiam contar com seu apoio incondicional. A incapacidade de falar não era obstáculo para Juan Salvado; seus olhos possuíam a eloquência lúcida de um grande orador." 


UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA
O que aprendi com um pinguim
Tom Michell

Com 23 anos, Tom Michell decidiu deixar a Inglaterra para realizar o sonho de conhecer a América do Sul. Ao conseguir uma vaga como professor assistente em um renomado colégio na Argentina, ele jamais poderia imaginar que sua temporada no país seria marcada por um relacionamento inusitado: a amizade com Juan Salvador, um pinguim resgatado de um vazamento de óleo em uma praia de Punta del Este, no Uruguai. Uma mensagem de esperança é um livro de memórias encantador, que mostra como um animal de estimação pode trazer alegria e otimismo, mesmo nos tempos mais sombrios.

Em 1975, a Argentina vivia o colapso do governo peronista e enfrentava uma grave crise econômica e política, que acabou abrindo caminho para o golpe militar no ano seguinte. É nesse cenário de incertezas que chega ao país o jovem Tom Michell, vindo da Inglaterra para satisfazer um antigo desejo: conhecer a América do Sul. Com um emprego de professor assistente no Colégio St. George, internato de prestígio em Quilmes, subúrbio de Buenos Aires, ele não desconfiava que voltaria para sua terra natal com uma das experiências mais incríveis na bagagem.

Durante uma temporada de férias em Punta del Este, no Uruguai, Tom resolve caminhar pela praia. Chocado ao ver um imenso vazamento de óleo e diversos pinguins mortos pela poluição, ele fica surpreso ao encontrar uma das aves ainda viva. Cedendo a um impulso, decide transportar o pinguim até o apartamento onde estava hospedado e limpá-lo. Irritado e assustado no início, o animal chega a machucar seu salvador com uma forte bicada. Mas, ao perceber que não queriam lhe fazer mal, transforma-se em uma criatura tranquila, que espera pacientemente até acabar o banho improvisado e se recusa a deixar a companhia do ser humano que a resgatou. Era o início de uma bela amizade, que ficaria na memória e no coração de Tom para o resto da vida.

De mascote do time de rúgbi a coanfitrião de festas, passando por treinador de natação para um tímido e talentoso jovem, Juan Salvador se torna símbolo de companheirismo e força de vontade. Junto com Michell, ambos aprendem a viver em um ambiente completamente diferente do que estavam acostumados, tendo a amizade como ponto de apoio. Uma mensagem de esperança é uma história comovente e encantadora, com potencial para se tornar um clássico como Fernão Capelo Gaivota. 

Post Comment
Postar um comentário

Auto Post Signature