[Review] Turista Literário | Por Gih Medeiros

domingo, 9 de outubro de 2016
http://www.turistaliterario.com.br/

Uma viagem com a Mala do Turista Literário 

A leitura por si só nos proporciona a oportunidade de conhecer destinos, jornadas e pessoas de todos os lugares do mundo, com personalidades distintas e singulares, gerando empatia, simpatia ou antipatia, dependendo do ponto de vista do leitor. Mas e se a experiência de ler um livro, conhecer uma história, ultrapassasse as páginas? E se a leitura passasse a ser uma experiência sensorial? Se você pudesse vivenciar através dos sentidos um pouco do lugar e cultura onde o enredo se passa? 

Utopia? Nem um pouco! Essa é a proposta do Turista Literário, empreendimento gerenciado pelas irmãs apaixonadas por livros, Priscilla (que trabalha em uma biblioteca) e Mayra (criadora do All About That Book, um canal no Youtube voltado exclusivamente à literatura), que consiste em “uma caixa surpresa de livros Young Adult (Jovem Adulto) por assinatura com itens criativos, criada com a missão de incentivar a leitura promovendo uma experiência sensorial única que leva o leitor para uma viagem pelo universo literário onde um livro é ambientado”.

Como ávida leitora, estou sempre de olho nessas novidades que podem incrementar o processo de leitura, e no mês de Setembro adquiri minha primeira mala e quero compartilhar a experiência com vocês, mostrando esse conteúdo:


Destino: dentro da mala, vem um guia de viagem, que fala sobre o destino da história escolhida, e o local onde se passa o enredo do livro de Setembro é a Pérsia, região onde atualmente é o sul do Irã. Apesar de não ser utilizado pelos habitantes do local, o nome faz referência direta ao Império Persa, cujas dinastias que controlaram a região em diversos períodos. Este império foi fundado pelos persas na cidade de Anshan, atualmente província Fars (Irã), e foi, posteriormente, liderado por uma sucessão de dinastias, tanto persas quanto estrangeiras, que governavam a região e os territórios do entorno. Em seu período áureo, os persas praticavam diversas atividades que são realizadas até hoje, entre elas destacam-se a mineração de pedras preciosas e metais, metalurgia, agricultura, artesanato, pesca, entre outros.

Item para tocar: um elemento materializado da história que vai sair "diretamente" do livro para as mãos do leitor. Dessa vez, temos o sal que há séculos é usado como um kit de sobrevivência no deserto, que abrange o território onde antigamente era a Pérsia.

Item aromático e de sabor: elemento que faça referência a uma passagem do livro. Imagine poder sentir o mesmo cheiro ou provar o mesmo gosto que um personagem da história. Na minha mala vieram o Incenso Mistérios do Oriente e Figo Doce.

Para ouvir: Playlist exclusiva no Spotify para ambientar a leitura. A trilha será sempre criada com base nas características do universo da obra, e dessa vez vamos entrar no clima misterioso das areias quentes da Pérsia.

Para ver: Livro do gênero YA (Jovem Adulto) lançado em até 45 dias antes do início das inscrições e cuidadosamente escolhido por nossa curadoria. O livro que recebi é As Mil Noites, de E. K. Johnston, lançamento da Editora Intrínseca sobre a maior contadora de histórias de todos os tempos.

Souvenir: Quando voltamos de uma viagem inesquecível a gente sempre traz uma lembrancinha, não é? Esse é um presente especial com uma arte exclusiva relacionada ao livro do mês e para enfrentar o calor do deserto, é fundamental se manter hidratado e por isso ganhei um squeeze com arte exclusiva, mostrando detalhes da obra. Lindo demais gente!!!

Fora esses itens, recebi também marcador do Turista Literário, meu Passaporte Literário, Selo de Viagem para colecionar os locais que eu “visitar”, uma Tag explicativa sobre os itens da mala e um cartão postal.

Nem preciso dizer que fiquei mega feliz com essa “mala”, realmente me surpreendi com a criatividade e o carinho com cada item escolhido, tornando o momento de abrir a malinha realmente extraordinário, como se fosse feita especialmente para mim. E creio que foi mesmo!!!!


2 comentários on "[Review] Turista Literário | Por Gih Medeiros"
  1. Gih ... Estou babando! ❤ quando amor cabe em uma mala né? Já quero! Beijos May @surfandoempaginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, antes de aderir ao Turista Literário, eu já ficava de olho em outros clubes de livro similares, e posso dizer que nenhum se compara a essa viu? Super recomendo a adesão <3
      Bjooooo

      Excluir

Auto Post Signature